SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medidaAvaliação de alexitimia, neuroticismo e depressão em dependentes de álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SILVA, Aline Magalhães da; GALLEGO, Elaine da Trindade  e  TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz. Habilidades intelectuais de crianças com câncer e crianças não portadoras da doença. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 33-41. ISSN 1677-0471.

O trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho intelectual com a aplicação do teste WISC-III, em dois grupos de crianças entre 7 e 11 anos: crianças com câncer que tem acompanhamento pedagógico e crianças que não apresentam a doença e freqüentam a escola regularmente. Os resultados apontaram que a média da pontuação de habilidades do teste do grupo composto por crianças com câncer foi superior à média de pontuação do grupo de crianças não doentes. Não houve uma avaliação dessas habilidades intelectuais pré-doença no grupo de crianças com câncer, entretanto os resultados apontaram para a preservação de um desempenho intelectual satisfatório, se comparado com as outras crianças. Embora as escalas Wechsler sejam medidas de inteligência, o estudo, embora inicial, mostra que esse tipo de escala facilita a identificação de habilidades intelectuais em crianças afastadas da escola e conseqüentemente delimita o nível de funcionamento mental das mesmas para orientar trabalhos psicopedagógicos.

Palavras-chave : Câncer infantil; Escala de inteligência; Habilidades intelectuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License