SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Intellectual skills of children with cancer and children who do not have the diseasePsychological assessment of at risk children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MACIEL, Maria José Nunes  and  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Avaliação de alexitimia, neuroticismo e depressão em dependentes de álcool. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 43-54. ISSN 1677-0471.

Foram investigados os níveis de alexitimia, neuroticismo e depressão em uma amostra masculina (N=40), composta por um grupo de pacientes ambulatoriais, dependentes de álcool (G1) (N=20) e um de não-dependentes (G2) (N=20), membros da comunidade. A avaliação dos participantes foi realizada com a versão em português da Toronto Alexithymia Scale, a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e o Inventário de Depressão de Beck. Os resultados apontaram escores médios significantemente mais elevados de alexitimia, neuroticismo e depressão no G1, comparado a G2. De acordo com medidas de severidade, altos níveis de alexitimia e de depressão mostraram-se associadas aos participantes de G1. Quanto ao neuroticismo, predominou o nível normal de forma semelhante ao G2. Correlações significantes entre neuroticismo e depressão (p<0,001), alexitimia e neuroticismo (p<0,001), e entre alexitimia e depressão (p<0,01) foram interpretadas como evidências de validade concorrente das escalas. Algumas limitações metodológicas foram apontadas.

Keywords : Alcoolismo; Alexitimia; Depressão; Neuroticismo; Validade de critério.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License