SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Habilidades intelectuais de crianças com câncer e crianças não portadoras da doençaAvaliação psicológica em crianças e adolescentes em situação de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MACIEL, Maria José Nunes  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Avaliação de alexitimia, neuroticismo e depressão em dependentes de álcool. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 43-54. ISSN 1677-0471.

Foram investigados os níveis de alexitimia, neuroticismo e depressão em uma amostra masculina (N=40), composta por um grupo de pacientes ambulatoriais, dependentes de álcool (G1) (N=20) e um de não-dependentes (G2) (N=20), membros da comunidade. A avaliação dos participantes foi realizada com a versão em português da Toronto Alexithymia Scale, a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e o Inventário de Depressão de Beck. Os resultados apontaram escores médios significantemente mais elevados de alexitimia, neuroticismo e depressão no G1, comparado a G2. De acordo com medidas de severidade, altos níveis de alexitimia e de depressão mostraram-se associadas aos participantes de G1. Quanto ao neuroticismo, predominou o nível normal de forma semelhante ao G2. Correlações significantes entre neuroticismo e depressão (p<0,001), alexitimia e neuroticismo (p<0,001), e entre alexitimia e depressão (p<0,01) foram interpretadas como evidências de validade concorrente das escalas. Algumas limitações metodológicas foram apontadas.

Palavras-chave : Alcoolismo; Alexitimia; Depressão; Neuroticismo; Validade de critério.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License