SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Avaliação psicológica em crianças e adolescentes em situação de riscoCorrelação entre sintomatologia depressiva e prática de atividades sociais em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BERALDO, Flávia Nunes de Moraes; CAPITAO, Cláudio Garcia  e  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Indicadores sexuais no Desenho da Figura Humana e abuso sexual. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 67-76. ISSN 1677-0471.

Caracterizar adultos universitários quanto ao relato do abuso sexual sofrido na infância e na adolescência tal como são lembrados posteriormente e possíveis associações entre indicadores sexuais no desenho e em suas preferências e práticas sexuais são os objetivos deste trabalho. Participaram 112 universitários de uma universidade particular do Sul de Minas, provenientes do curso de Farmácia, Odontologia e Radiologia. Aplicou-se coletivamente um questionário que abordava temas sobre sexualidade e o teste O Desenho da Figura Humana. Os resultados evidenciaram que o relato de abuso ou violência sexual antes dos 18 anos foi baixo, sendo que os sujeitos não diferenciam abuso de violência sexual. A maior parte dos sujeitos fez o desenho com apenas um traço de indicador sexual e não foi estabelecida relação entre abuso e violência sexual e indicadores sexuais no Desenho da Figura Humana.

Palavras-chave : Sexualidade; Violência sexual; Universitários; Violência doméstica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License