SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Sexual indicators of the Human Figure Drawing and sexual abuseNormative study of the comprehensive system for the Rorschach in São Paulo: results for the PTI, SCZI, DEPI, CDI, HVI, OBS and S-CON indices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; MORAIS, Paulo Rogério; RODRIGUES, Tatiana de  and  SILVA, Janice Ap. da Costa. Correlação entre sintomatologia depressiva e prática de atividades sociais em idosos. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 77-85. ISSN 1677-0471.

O envelhecimento da população é um fenômeno que vem preocupando as autoridades públicas, já que diversas modificações no sistema de saúde/social devem ser feitas para acomodar tal aumento desta faixa etária. O objetivo desta pesquisa foi o de correlacionar sintomatologia depressiva e atividades sociais em idosos. Para tanto 150 idosos foram entrevistados em dois grupos (grupo de um posto de saúde e um grupo de terceira idade) e aplicados um questionário de identificação e um de atividades sociais, além da Escala de Depressão Geriátrica. Os resultados demonstraram haver correlação negativa entre engajamento em atividades sociais e sintomatologia depressiva, corroborando os achados de diversas pesquisas que demonstram a importância das atividades e grupos sociais na vida dos idosos.

Keywords : Depressão; Atividades sociais; Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License