SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Indicadores sexuais no Desenho da Figura Humana e abuso sexualEstudo normativo do Sistema Compreensivo do Rorschach para São Paulo: resultados dos índices PTI, SCZI, DEPI, CDI, HVI, OBS e S-CON índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; MORAIS, Paulo Rogério; RODRIGUES, Tatiana de  e  SILVA, Janice Ap. da Costa. Correlação entre sintomatologia depressiva e prática de atividades sociais em idosos. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 77-85. ISSN 1677-0471.

O envelhecimento da população é um fenômeno que vem preocupando as autoridades públicas, já que diversas modificações no sistema de saúde/social devem ser feitas para acomodar tal aumento desta faixa etária. O objetivo desta pesquisa foi o de correlacionar sintomatologia depressiva e atividades sociais em idosos. Para tanto 150 idosos foram entrevistados em dois grupos (grupo de um posto de saúde e um grupo de terceira idade) e aplicados um questionário de identificação e um de atividades sociais, além da Escala de Depressão Geriátrica. Os resultados demonstraram haver correlação negativa entre engajamento em atividades sociais e sintomatologia depressiva, corroborando os achados de diversas pesquisas que demonstram a importância das atividades e grupos sociais na vida dos idosos.

Palavras-chave : Depressão; Atividades sociais; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License