SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Correlação entre sintomatologia depressiva e prática de atividades sociais em idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas Fernandes do. Estudo normativo do Sistema Compreensivo do Rorschach para São Paulo: resultados dos índices PTI, SCZI, DEPI, CDI, HVI, OBS e S-CON. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 87-97. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente artigo é apresentar, a partir de estudo normativo realizado com adultos não-pacientes no estado de São Paulo, os resultados dos índices especiais e das constelações do Sistema Compreensivo do Rorschach. Estes índices podem indicar a presença de patologias ou desajustes e traços ou estilos dominantes de uma pessoa. Este trabalho apresenta: estatística descritiva dos resultados dos índices da capital, do interior e da amostra completa; t de student para comparar as médias da capital e do interior; e qui-quadrado para comparar resultados positivos e negativos dos índices, da capital e do interior. Entre os resultados encontramos o PTI dentro de limites esperados, um aumento do DEPI, freqüência muito alta de CDI positivo. HVI e S-CON apresentam baixa freqüência. Foram encontradas várias diferenças entre capital e interior e foram realizadas algumas considerações a partir dos resultados.

Palabras clave : Método de Rorschach; Sistema compreensivo; Indices especiais; Estudo normativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License