SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Avaliação psicoeducacional: desenvolvimento de instrumentos à luz da psicologia cognitiva na teoria do processamento da informaçãoTeste brasileiro de criatividade figural: proposta de normas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DA CUNHA, Claudia Araújo; SISTO, Fermino Fernandes  e  MACHADO, Fernanda. Dificuldade de aprendizagem na escrita e o autoconceito num grupo de crianças. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 153-157. ISSN 1677-0471.

Este trabalho teve como objetivo discutir as possíveis correlações estabelecidas entre o autoconceito e a dificuldade de aprendizagem na escrita de 300 crianças de 2a, 3a e 4a séries do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se a Escala de Autoconceito Infanto Juvenil e uma escala de avaliação das dificuldades de aprendizagem na escrita (ADAPE). Os dois instrumentos foram aplicados coletivamente em crianças, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os coeficientes de correlação sugerem que houve uma correlação negativa entre o autoconceito social e a dificuldade de aprendizagem na escrita em meninos de 2a série, entre o autoconceito social e a dificuldade de aprendizagem na escrita em meninos da 3a série e entre o autoconceito familiar e a dificuldade de aprendizagem na escrita em meninas da 4 a série.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Autoconceito; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License