SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Brazilian test figural creativity: proposal for normingThe Myokinetic Psychodiagnosis in drivers: differences for gender, schooling and age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

NUNES, Carlos Henrique Sancineto S.; NUNES, Maiana Farias Oliveira  and  HUTZ, Claudio S.. Uso conjunto de escalas de personalidade e entrevista para identificação de indicadores de transtorno anti-social. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 171-178. ISSN 1677-0471.

Esse estudo comparou o uso de uma entrevista semi-estruturada e duas escalas objetivas (EFE e EFS) de avaliação da personalidade para a identificação de pessoas com sintomas do transtorno da personalidade anti-social. A amostra foi composta por estudantes universitários (n= 35) e clientes de uma clínica para tratamento de dependência química (n=48). Os resultados dos grupos nas subescalas da EFE e EFS foram comparados com os do grupo normativo. Diferenças significativas foram encontradas apenas na EFS. Foram realizadas duas regressões logísticas para verificar o poder preditivo de um modelo que usou apenas a EFS e outro composto pela EFS e a entrevista. Os resultados indicaram que o segundo modelo (instrumento e entrevista) apresentou maior poder de predição na determinação dos participantes do grupo clínico e não clínico. Nesse modelo, encontrou-se sensibilidade de 87,8% e especificidade de 90,9%, apontando para a vantagem da associação desses dois instrumentos para o diagnóstico do transtorno anti-social.

Keywords : Avaliação da personalidade; Métodos de avaliação; Transtorno de personalidade anti-social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License