SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Teste brasileiro de criatividade figural: proposta de normasO Psicodiagnóstico Miocinético em motoristas: diferenças por gênero, escolaridade e idade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NUNES, Carlos Henrique Sancineto S.; NUNES, Maiana Farias Oliveira  y  HUTZ, Claudio S.. Uso conjunto de escalas de personalidade e entrevista para identificação de indicadores de transtorno anti-social. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 171-178. ISSN 1677-0471.

Esse estudo comparou o uso de uma entrevista semi-estruturada e duas escalas objetivas (EFE e EFS) de avaliação da personalidade para a identificação de pessoas com sintomas do transtorno da personalidade anti-social. A amostra foi composta por estudantes universitários (n= 35) e clientes de uma clínica para tratamento de dependência química (n=48). Os resultados dos grupos nas subescalas da EFE e EFS foram comparados com os do grupo normativo. Diferenças significativas foram encontradas apenas na EFS. Foram realizadas duas regressões logísticas para verificar o poder preditivo de um modelo que usou apenas a EFS e outro composto pela EFS e a entrevista. Os resultados indicaram que o segundo modelo (instrumento e entrevista) apresentou maior poder de predição na determinação dos participantes do grupo clínico e não clínico. Nesse modelo, encontrou-se sensibilidade de 87,8% e especificidade de 90,9%, apontando para a vantagem da associação desses dois instrumentos para o diagnóstico do transtorno anti-social.

Palabras clave : Avaliação da personalidade; Métodos de avaliação; Transtorno de personalidade anti-social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License