SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Uso conjunto de escalas de personalidade e entrevista para identificação de indicadores de transtorno anti-socialTeste de vocabulário auditivo por figuras: normatização e validação preliminares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

MARIN RUEDA, Fabián Javier  y  LAMOUNIER, Rossana. O Psicodiagnóstico Miocinético em motoristas: diferenças por gênero, escolaridade e idade. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 179-187. ISSN 1677-0471.

O objetivo foi verificar diferenças no PMK em um grupo de candidatos a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação quanto ao gênero, escolaridade e idade. Participaram 126 candidatos dos quais 23% estava cursando o Ensino Fundamental, 51,6% o Ensino Médio e 25,4% o Ensino Superior. Quanto ao gênero, 50% eram homens. A idade variou de 18 a 55 anos. Foram avaliados os valores referentes aos Lineogramas e Us. Os resultados mostraram que os homens tendem mais à intratensão controlada, enquanto as mulheres, tendem reacionalmente a dirigir suas energias para o ambiente. Pessoas com menos escolaridade apresentaram uma tendência momentânea a intratensão, e pessoas com mais escolaridade tendem a extratensão, assim como também apresentam reacionalmente uma atitude de maior auto-afirmação. No que se refere às análises em função da idade, todos os participantes apresentaram uma tendência à internalização das emoções e menor emotividade endógena, contudo, os participantes com menos de trinta anos, tiveram uma acentuada internalização das mesmas.

Palabras clave : Psicodiagnóstico Miocinético; Avaliação psicológica; Motoristas; Psicologia de trânsito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License