SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Teste de vocabulário auditivo por figuras: normatização e validação preliminaresAvaliação da estrutura fatorial da Escala de Ansiedade-Traço do IDATE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SILVA, Maria de Fátima Xavier da  e  DE VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa. A auto-estima no CAT-A e HTP: estudo de evidência de validade. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 205-215. ISSN 1677-0471.

Constatando a necessidade de revisão dos instrumentos psicológicos e com intuito de contribuir para o aprimoramento dos mesmos, essa pesquisa teve por objetivo fazer um estudo de evidência de validade concorrente entre as categorias de indicadores de auto-estima das técnicas projetivas CAT- A e H.T.P, correlacionando-os com o instrumento de auto-relato, EMAE - Forma A. Ao lado disso, buscou ainda fazer um estudo de precisão entre avaliadores com o propósito de dar maior confiabilidade aos resultados obtidos no CAT-A. Participaram desse estudo 32 crianças, entre 7 e 10 anos, de ambos os sexos, freqüentando de 2ª. a 4ª. série do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade do interior do Estado de São Paulo. Os dados demonstraram que as categorias de indicadores destacadas para verificar o nível da auto-estima no CAT-A apresentaram boa precisão pelo sistema de avaliadores. Do mesmo modo os índices de correlação entre os instrumentos permitiram encontrar evidência de validade para o CAT-A e o HTP.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Técnicas projetivas; Auto-estima; CAT; HTP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License