SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A auto-estima no CAT-A e HTP: estudo de evidência de validade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FIORAVANTI, Ana Carolina Monnerat et al. Avaliação da estrutura fatorial da Escala de Ansiedade-Traço do IDATE. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 217-224. ISSN 1677-0471.

O Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) apresenta duas escalas que avaliam a ansiedade enquanto estado (IDATE-E) ou traço (IDATE-T). Estudos realizados com técnicas de análise fatorial indicam a existência de dois fatores na estrutura latente da escala IDATE-T. Embora diferentes interpretações tenham sido levantadas, a natureza destes dois fatores ainda não está clara. O presente estudo investigou a estrutura fatorial desta escala a partir de três amostras brasileiras: a) estudantes de duas universidades do Rio de Janeiro; b) estudantes do último ano do ensino médio de Brasília; c) militares em processo de avaliação. Os resultados indicaram estruturas fatoriais distintas em função da amostra estudada. Enquanto as amostras de universitários e alunos do ensino médio apresentaram uma estrutura fatorial favorável à interpretação de um componente de ansiedade e outro de depressão, a amostra de militares favoreceu uma interpretação sugestiva da presença ou ausência de ansiedade. Aspectos teóricos relacionados com a capacidade que instrumentos têm em distinguir constructos relacionados à ansiedade e depressão são discutidos.

Palabras clave : IDATE; Ansiedade-traço; Análise Fatorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License