SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Construção de escala para avaliar sofrimento psíquico-social de trabalhadores desempregados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VIEIRA, Diana; MAIA, José  e  COIMBRA, Joaquim Luís. Do ensino superior para o trabalho: análise factorial confirmatória da escala de auto-eficácia na transição para o trabalho (AETT). Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 03-12. ISSN 1677-0471.

No âmbito da abordagem sócio-cognitiva e, mais precisamente, no que se refere à avaliação da auto-eficácia, torna-se imprescindível a utilização de instrumentos de medida adequados aos domínios específicos de realização e de interesse. A consideração de que a auto-eficácia é uma variável chave a ter em conta no processo de transição para o trabalho, aliada à inexistência de instrumentos que permitam avaliar a auto-eficácia face à transição do ensino superior para o mundo do trabalho, levou-nos à construção e desenvolvimento de tal instrumento. O presente estudo se focaliza na validação de uma escala que, tendo sido já previamente alvo de uma análise factorial exploratória, é neste artigo estudada à luz da análise factorial confirmatória. Esta análise é efectuada junto de uma amostra de 246 finalistas do ensino superior. Os resultados das qualidades psicométricas da escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (AETT) são considerados bastante satisfatórios.

Palavras-chave : Auto-eficácia; Ensino superior; Transição para o trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License