SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Do ensino superior para o trabalho: análise factorial confirmatória da escala de auto-eficácia na transição para o trabalho (AETT)Escala de Motivação Acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

VEIGA, Heila Magali S.  y  SILVA, Narla Ismail A.. Construção de escala para avaliar sofrimento psíquico-social de trabalhadores desempregados. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 13-20. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as vivências de sofrimento psíquico e social de trabalhadores desempregados. Para a confecção dos itens foram consideradas a literatura e entrevistas. A escala foi aplicada em 300 trabalhadores desempregados de Brasília. A análise dos componentes principais mostrou KMO de 0,92. A análise fatorial dos eixos principais com rotação varimax indicou a existência de dois fatores que juntos explicaram 42,82% da variância. O primeiro fator, denominado de sofrimento interno (8 itens, a = 0,83), englobou aspectos como insegurança, vergonha e tristeza. O segundo (7 itens, a = 0,83) foi nomeado de sofrimento social e envolveu aspectos como alterações no relacionamento familiar e exclusão social. Destaca-se a relevância social do presente estudo, pois é fundamental estudar esses trabalhadores, identificando os sofrimentos oriundos da condição de não estar trabalhando. Recomenda-se que o instrumento seja aplicado em novas amostras.

Palabras clave : Escala; Trabalhadores desempregados; Sofrimento psíquico e social; Desemprego.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License