SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Development and validation of an instrument to measure psycho-social suffering in unemployed workersPrecision of the Family Support Perception Inventory (IPSF) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MARTINELLI, Selma de C.  and  BARTHOLOMEU, Daniel. Escala de Motivação Acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 21-31. ISSN 1677-0471.

Este artigo descreve o desenvolvimento de uma medida de avaliação acadêmica da motivação extrínseca e intrínseca de estudantes do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 136 estudantes com idades entre nove e 11 anos que cursavam terceiras e quartas séries do ensino fundamental, sendo 50,7% do sexo feminino. Aplicou-se coletivamente a Escala de Motivação escolar que avalia a motivação intrínseca e extrínseca em 31 itens. Os resultados da análise de funcionamento diferencial de itens por sexo revelaram que somente dois desses demonstraram favorecer um ou outro desses grupos. Assim, os dados foram analisados por meio da análise de componentes principais e rotação varimax. Foram evidenciados dois fatores, um referente a Motivação Extrínseca e outro Intrínseca que explicaram 36,29% de variância. Os coeficientes Alfa de Cronbach forneceram 0,77 para o primeiro fator e 0,62 para o segundo respectivamente. O instrumento apresentou uma boa precisão mostrando-se adequado para sua utilização em pesquisas ou investigação escolar.

Keywords : Motivação intrínseca; Motivação extrínseca; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License