SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1School motivation scale: an extrinsic and intrinsic motivation measureWartegg Test validity: Correlation with 16PF, BPR-5 and job performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes  and  DIAS, Rosana Righetto. Fidedignidade do Inventário de Percepção de Suporte Fatorial - IPSF. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 33-37. ISSN 1677-0471.

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar três métodos de fidedignidade, a saber, teste-reteste, consistência interna e duas metades, em uma amostra homogênea. Participaram da pesquisa 14 cuidadoras de filhos internados em UTI Pediátrica, sendo que para o cálculo do teste re-teste as aplicações ocorreram no segundo dia da internação da criança; entre o quinto e o sexto dia de internação; após uma semana da alta hospitalar e, um mês após alta hospitalar. Os resultados da consistência interna, pelo alfa de Cronbach foram comparados com outras pesquisas realizadas com grandes amostras e demonstraram variarem de adequados a excelentes, quando comparados aos parâmetros psicométricos recomendados internacionalmente. Os índices do teste re-teste de Spearman variaram de bons a excelentes e os índices das duas metades, calculados por intermédio de Speraman-Brown e Guttman também foram considerados excelentes. O tamanho pequeno da amostra faz com que tais resultados sejam avaliados com cautela, impondo-se a necessidade de outras pesquisas com amostras maiores.

Keywords : Fidedignidade; Consistência interna; Duas metades; Teste- reteste; Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License