SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Fidedignidade do Inventário de Percepção de Suporte Fatorial - IPSFAvaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SOUZA, Carmen Vera Rodrigues de; PRIMI, Ricardo  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Validade do Teste Wartegg: correlação com 16PF, BPR-5 e desempenho profissional. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 39-49. ISSN 1677-0471.

O Wartegg é uma prova gráfica projetiva de personalidade utilizada com freqüência em processos seletivos organizacionais, porém com escassos estudos de validade. A presente pesquisa pretendeu examinar as evidências de validade deste teste, comparando-o com três instrumentos: 16PF, BPR-5 e Questionário de Avaliação de Desempenho. Participaram 121 pessoas, com idades entre 16 e 65 anos, de ambos os sexos. Foram encontradas poucas correlações significativas entre os instrumentos, algumas coerentes, outras incoerentes com as propostas de interpretação do Wartegg. Grande parte das interpretações clássicas não se correlacionou significativamente com os resultados dos outros testes. Com base nesse estudo, não há evidências suficientes para a aprovação do Wartegg para uso profissional.

Palavras-chave : Testes projetivos; Testes psicológicos; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License