SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Validade do Teste Wartegg: correlação com 16PF, BPR-5 e desempenho profissionalAvaliando linguagem receptiva via Teste Token: Versão tradicional versus computadorizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; ASSEF, Ellen Carolina dos Santos  e  COZZA, Heitor Francisco Pinto. Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.1, pp. 51-60. ISSN 1677-0471.

Funções executivas (FE) referem-se à capacidade de engajamento em comportamento orientado a objetivos, realizando ações voluntárias e auto-organizadas. Alterações em tais funções estão relacionadas a distúrbios como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pesquisas têm apontado a necessidade desmembrar as FE em componentes, incluindo memória de trabalho, atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade e planejamento. Este artigo discute o conceito de FE e seu comprometimento no TDAH, revisando dois estudos brasileiros que investigam a validade de instrumentos para avaliar componentes das FE em crianças, correlacionando-os com desatenção e hiperatividade. No primeiro estudo houve correlações negativas entre desatenção/hiperatividade e escores nos Testes de Trilhas, Torre de Londres, Memória de Trabalho Auditiva e Visual. No segundo estudo, crianças com TDAH apresentaram desempenhos rebaixados nos Testes de Geração Semântica, Stroop e Trilhas. Tais pesquisas têm fornecido evidências de validade de tais instrumentos, revelando comprometimento de alguns componentes das FE no TDAH.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Funções executivas; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License