SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Búsqueda impulsiva de sensaciones y comportamiento de riesgo en la conducciónEscala para avaliação de estressores ambientais no contexto off-shore oil (EACOS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

KOLLING, Nádia de Moura et al. Avaliação neuropsicológica em alcoolistas e dependentes de cocaína. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 127-137. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou avaliar o funcionamento cognitivo em uma amostra de 12 alcoolistas e 12 dependentes de cocaína internados em um centro de tratamento para dependentes químicos. em regime de internação. Para a avaliação neuropsicológica foram utilizados os seguintes instrumentos: subtestes do WAIS-III (Dígitos, Aritmética, Seqüência de Números e Letras); COWAT; Trail Making; Teste de Stroop; e Bateria de Avaliação Frontal. Em linhas gerais, o grupo de pacientes alcoolistas apresentou um desempenho pior nos instrumentos utilizados. Diferenças significativas entre os grupos foram encontradas no Teste de Stroop e na Forma B do Trail Making, indicando maior prejuízo na atenção, nas funções executivas e no controle inibitório entre os alcoolistas. Ainda, quando comparados com dados normativos, o grupo de participantes (alcoolistas e dependentes de cocaína) obteve um desempenho abaixo da média nos testes empregados.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Alcoolismo; Cocaína.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License