SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Avaliação neuropsicológica em alcoolistas e dependentes de cocaínaAutoconceito e reconhecimento de palavras em crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SILVA JUNIOR, Domingos Isidório da  y  FERREIRA, Maria Cristina. Escala para avaliação de estressores ambientais no contexto off-shore oil (EACOS). Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 139-146. ISSN 1677-0471.

Foi objetivo, do presente estudo, desenvolver e analisar as características psicométricas de uma escala para avaliação de estressores ambientais no contexto off-shore-oil brasileiro. A amostra foi composta por 355 trabalhadores predominantemente de sexo masculino (92%) e com idades variando de 19 a 68 anos, que responderam a uma versão inicial do instrumento, composta de 65 itens. Após a análise fatorial exploratória, efetivada pelo método dos eixos principais e rotação oblimin, o questionário final ficou com 47 itens, distribuídos em seis fatores (problemas de relacionamento e desempenho no trabalho, estrutura organizacional, interface trabalho/família, segurança, carreira e supervisão, fatores intrínsecos ao trabalho off-shore oil), cujos coeficientes de consistência interna variaram de 0,71 a 0,84. Concluiu-se que as características psicométricas do instrumento recomendam seu uso em pesquisas brasileiras destinadas a avaliar a incidência e a intensidade de estressores ambientais no contexto off-shore oil.

Palabras clave : Estresse ocupacional; Estressores ambientais; Contexto off-shore oil; Escala de avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License