SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Escala para avaliação de estressores ambientais no contexto off-shore oil (EACOS)Medidas ipsativas na avaliação psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CUNHA, Claudia Araújo da; SISTO, Fermino Fernandes  e  MACHADO, Fernanda. Autoconceito e reconhecimento de palavras em crianças do ensino fundamental. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 147-156. ISSN 1677-0471.

Este trabalho teve como objetivo discutir as relações entre o reconhecimento de palavras e o autoconceito de 300 crianças de 2a, 3a e 4a séries do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil e um teste de reconhecimento de palavras. Os dois instrumentos foram aplicados coletivamente em crianças, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os coeficientes de correlação entre as medidas de autoconceito e reconhecimento de palavras atingiram os critérios nas situações relacionadas ao social e ao pessoal. Em razão disso, as crianças que adquiriram a habilidade de reconhecer palavras informaram que se sentem, sem maiores preocupações, medos e ansiedades, e sentem vontade de ajudar os amigos e de serem ajudados.

Palavras-chave : Avaliação em psicologia educacional; Reconhecimento de palavras; Autoconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License