SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Autoconceito e reconhecimento de palavras em crianças do ensino fundamentalValidação do modelo de inteligência de Carroll em uma amostra brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

WELTER, Giselle Müller-Roger  y  CAPITAO, Cláudio Garcia. Medidas ipsativas na avaliação psicológica. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 157-165. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente artigo é fomentar a discussão sobre os instrumentos de avaliação psicológica no formato de escolha forçada multidimensional, ou medida ipsativa. A medida ipsativa é obtida por meio da ordenação de itens ou quando o respondente deve escolher os itens que "mais se parecem comigo" e itens "que menos se parecem comigo" em um conjunto de itens igualmente socialmente desejáveis. Esse formato contribui para a resistência ao falseamento das respostas ao dificultar a atribuição de um valor maior a si mesmo em cada construto contido em cada item. O artigo discute a possibilidade de se submeter dados ipsativos a critérios de validação psicométricos sob a ótica da Teoria Clássica dos Itens. As limitações dos dados ipsativos devem ser levadas em consideração ao se determinar as propriedades internas dos instrumentos, pois o valor das medidas ipsativas supera suas limitações psicométricas quando há risco de falseamento de respostas.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Escolha forçada; Medida ipsativa; Falseamento de resposta; Desejabilidade social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License