SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Ipsative measures in psychological evaluationPsychometric properties of a study conditions scale for university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

GOMES, Cristiano Mauro Assis  and  BORGES, Oto Neri. Validação do modelo de inteligência de Carroll em uma amostra brasileira. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 167-179. ISSN 1677-0471.

Identificar empiricamente padrões de conduta é um desafio com importantes implicações para o campo teórico-investigativo e das intervenções psicológicas. Apesar da psicometria ter identificado a presença de três níveis de habilidades cognitivas, poucos estudos na literatura mundial têm realizado o empreendimento de identificar esses níveis, incorporando uma variedade de testes de diferentes domínios cognitivos. O presente estudo relata uma pesquisa que analisa, em uma amostra brasileira, o Modelo dos Três Estratos elaborado por Carroll. Foram traduzidos, adaptados e aplicados 45 testes do Kit of Factor-Referenced Cognitive Tests do Educational Testing Service em 160 estudantes do terceiro ano de uma escola de ensino médio da rede federal de ensino. Utilizou-se a análise fatorial exploratória, o método dos eixos principais, procedimentos de retenção de fatores, rotação oblíqua e ortogonalização de fatores de Schmid-Leiman. Os três níveis de habilidades foram identificados.

Keywords : Modelo dos três níveis; Habilidades cognitivas; Testes de inteligência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License