SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Medidas ipsativas na avaliação psicológicaPropriedades psicométricas de uma escala de condições de estudo para universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis  e  BORGES, Oto Neri. Validação do modelo de inteligência de Carroll em uma amostra brasileira. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 167-179. ISSN 1677-0471.

Identificar empiricamente padrões de conduta é um desafio com importantes implicações para o campo teórico-investigativo e das intervenções psicológicas. Apesar da psicometria ter identificado a presença de três níveis de habilidades cognitivas, poucos estudos na literatura mundial têm realizado o empreendimento de identificar esses níveis, incorporando uma variedade de testes de diferentes domínios cognitivos. O presente estudo relata uma pesquisa que analisa, em uma amostra brasileira, o Modelo dos Três Estratos elaborado por Carroll. Foram traduzidos, adaptados e aplicados 45 testes do Kit of Factor-Referenced Cognitive Tests do Educational Testing Service em 160 estudantes do terceiro ano de uma escola de ensino médio da rede federal de ensino. Utilizou-se a análise fatorial exploratória, o método dos eixos principais, procedimentos de retenção de fatores, rotação oblíqua e ortogonalização de fatores de Schmid-Leiman. Os três níveis de habilidades foram identificados.

Palavras-chave : Modelo dos três níveis; Habilidades cognitivas; Testes de inteligência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License