SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Validação do modelo de inteligência de Carroll em uma amostra brasileiraValidade e precisão da escala de avaliação de depressão para crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de  y  OLIVEIRA, Raquel Ávila Maia. Propriedades psicométricas de uma escala de condições de estudo para universitário. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 181-188. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa investigou as propriedades psicométricas de uma Escala de Condições de Estudo para Universitários, visando a construção de recursos válidos para o diagnóstico das condições de estudo para universitários. Participaram 336 estudantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Ciências Contábeis, de três universidades privadas do estado de Minas Gerais. Uma escala de condições de estudo composta por 21 itens foi aplicada coletivamente. Os resultados evidenciaram que os estudantes apresentaram boas condições de estudo. Houve, também, diferença estatisticamente significativa no desempenho na escala, considerando o gênero e os cursos. A análise fatorial exploratória indicou a existência de uma estrutura de quatro fatores na escala. O alpha de Cronbach da escala toda e das quatro sub-escalas, apontaram que o instrumento apresenta índices aceitáveis de consistência interna.

Palabras clave : Universidade; Hábitos de estudo; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License