SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Propriedades psicométricas de uma escala de condições de estudo para universitárioUnidimensionalidade e a propriedade de invariância das estimativas da habilidade pela TRI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PEREIRA, Dejenane Aparecida Pascoal  e  AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. Validade e precisão da escala de avaliação de depressão para crianças. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 189-204. ISSN 1677-0471.

A pesquisa verificou a validade e precisão da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira e Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. A escala foi submetida a um novo estudo de validade de construto e precisão e comparada com estudo de validade realizado anteriormente por Pereira e Amaral (2004). Foi aplicada a análise fatorial exploratória pelo método de componentes principais, com rotação ortogonal pelo método Varimax. O coeficiente alfa (a) de Cronbach foi utilizado para a precisão. A escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O coeficiente Alfa de Cronbach mostrou boa precisão (a=0,82). Este novo estudo permitiu alterações no agrupamento dos itens nos dois primeiros fatores, além de novas denominações dadas aos três primeiros fatores.

Palavras-chave : Depressão Infantil; Avaliação Psicológica; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License