SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Validade e precisão da escala de avaliação de depressão para criançasTradução, adaptação cultural e análise de consistência interna do inventário de externalização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CONDE, Frederico Neves  y  LAROS, Jacob Arie. Unidimensionalidade e a propriedade de invariância das estimativas da habilidade pela TRI. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 205-215. ISSN 1677-0471.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) assume a propriedade de invariância dos parâmetros, que permite estimar a proficiência dos sujeitos independentemente da forma do teste administrado. O presente estudo investigou se estimativas da proficiência realmente independem da dificuldade do teste. As respostas de 18.806 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em um dos 26 cadernos do teste de Matemática foram analisadas. Encontrou-se uma dependência entre a dificuldade do caderno e a estimativa da proficiência, que ficou menos forte após a exclusão dos itens com baixas cargas fatoriais no fator único. Isso indica que quanto mais o pressuposto da unidimensionalidade é satisfeito, menos forte é a relação entre a dificuldade do teste e estimativa da proficiência. Conclui-se que a verificação do pressuposto da unidimensionalidade é de suma importância sempre que a TRI é utilizada, a fim de que a propriedade tão desejável da invariância dos parâmetros possa se manifestar.

Palabras clave : Psicometria; Teoria de Resposta ao Item (TRI); Invariância dos parâmetros; Unidimensionalidade; SAEB.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License