SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Tradução, adaptação cultural e análise de consistência interna do inventário de externalizaçãoAnálise da produção científica em painéis dos congressos brasileiros de avaliação psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier. O funcionamento diferencial do item no Teste Pictórico de Memória. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 229-238. ISSN 1677-0471.

O objetivo do estudo foi verificar o ajuste do Teste Pictórico de Memória ao modelo Rasch, assim como também a presença de DIF em função do sexo das pessoas. Participaram da pesquisa 594 estudantes universitários de ambos os sexos e com idades vaiando de 18 a 56 anos. Foi aplicado de forma coletiva o Teste Pictórico de Memória. Quando analisado o instrumento com vistas a verificar seu ajuste ao modelo Rasch observou-se que os itens foram respondidos de acordo com o padrão esperado, apresentando, dessa forma, um bom ajuste. Quanto ao outfit, também sugeriu uma boa adequação ao modelo. Em relação ao DIF, os resultados mostraram que dos 55 itens estudados apenas cinco indicaram diferenciar o sexo, sendo que três favoreceram os homens e dois as mulheres. Com base nisso, concluiu-se que houve um certo equilíbrio nos vieses ocorridos para os homens e mulheres.

Palavras-chave : Memória; Funcionamento diferencial do item; Validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License