SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Avaliação do estresse no contexto educacional: análise de produção de artigos científicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NAKANO, Tatiana de Cássia  y  WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: Características da produção científica brasileira. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 261-270. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivo identificar as características da produção científica brasileira em criatividade, a partir da revisão das teses, dissertações e publicações periódicas realizadas entre os anos de 1984 a 2006 constantes nas bases de dados eletrônicas de produção brasileira listadas pela CAPES e Index-Psi. Os resultados apontaram a existência de 104 teses e dissertações e 95 artigos científicos. Houve predominância de estudos teóricos em ambas as bases, utilização de métodos qualitativos nas teses por meio de questionários e entrevistas, e de método quantitativo nas publicações periódicas, através dos testes e escalas. Adultos e adolescentes são mais freqüentes no estudo da criatividade. Concluiu-se que existe grande interesse dos pesquisadores brasileiros pelo tema da criatividade principalmente na área educacional, existindo, entretanto, lacunas na área de saúde e nos contextos organizacionais.

Palabras clave : Estado da arte; Pesquisa em criatividade; Meta-análise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License