SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Adaptación de la Escala de Afrontamiento ante la ansiedad e incertidumbre pre-examen: (COPEAU)Maturidade ou imaturidade na escolha da carreira: uma abordagem psicodinâmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PASCHOAL, Tatiane  y  TAMAYO, Alvaro. Construção e validação da Escala de bem-estar no trabalho. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 11-22. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivo a construção e a validação de um instrumento para avaliar o bem-estar no trabalho. A hipótese básica foi de que o bem-estar no trabalho compreende emoções/humores e a percepção de expressividade e realização pessoal no trabalho. O instrumento inicial foi composto por nove itens de emoções/humores positivos, 13 de emoções/humores negativos e nove itens de expressividade/realização no trabalho. Era esperado que os itens se dividissem em três fatores. Participaram da pesquisa 317 trabalhadores de organizações públicas e privadas. Os dados foram submetidos à análise fatorial com rotação oblíqua. Os três fatores esperados foram encontrados: afeto positivo, com nove itens; afeto negativo, com 12 itens; realização, com nove itens. Juntos os três fatores explicaram 57,30% da variância do construto. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,88 a 0,93. O instrumento apresentou bons parâmetros psicométricos e tem utilidade em pesquisas científicas e em diagnóstico organizacional.

Palabras clave : Bem-estar; Escala de bem-estar no trabalho; Validação estatística.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License