SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Construção e validação da Escala de bem-estar no trabalhoCaracterísticas personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BORDAO-ALVES, Daniele Palomo  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Maturidade ou imaturidade na escolha da carreira: uma abordagem psicodinâmica. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 23-34. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetiva descrever uma experiência de intervenção clínica em orientação profissional focalizando o processo de desenvolvimento da maturidade para a escolha da carreira. O sujeito é um adolescente de 17 anos, do terceiro ano do Ensino Médio. Como estratégias metodológicas, além do registro dos atendimentos clínicos individuais, foram utilizadas técnicas objetivas, como a Escala de Maturidade para Escolha Profissional e projetivas de avaliação psicológica como o Teste de Fotos de Profissões - BBT-Br. Pôde-se depreender do trabalho com o adolescente dificuldades na transição da infância à vida adulta. Apresenta imaturidade frente à imposição de responsabilidades e uso da idealização como defesas frente à impotência em lidar com o mundo adulto e às perdas que a adolescência impõe ao corpo e à personalidade. Este estudo discute possibilidades e limites da intervenção em Orientação Profissional, sobretudo em situações que se configuram como de baixa aderência ao atendimento.

Palavras-chave : Adolescência; Maturidade; Escolha profissional; Aderência ao atendimento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License