SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Características personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do Ensino FundamentalEscala de investimento corporal (BIS): evidências de sua validade fatorial e consistência interna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SISTO, Fermino Fernandes et al. Estudo para a construção de uma escala de satisfação acadêmica para universitários. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 45-55. ISSN 1677-0471.

O objetivo do trabalho foi construir uma escala de satisfação acadêmica para estudantes universitários. Foram construídas 81 frases sobre a satisfação do aluno em relação ao currículo escolar, infra-estrutura, relação com colegas, funcionários e professores, didática do professor e ajustamento pessoal, com três opções de respostas. Para a análise psicométrica dos itens, a escala foi aplicada coletivamente em 231 universitários de dois estados. Os dados indicaram a possibilidade de fatoração e pela análise de componentes principais, rotação varimax, foram obtidos quatro fatores, totalizando 35 itens, que explicaram 41,77% da variância. Esses fatores foram interpretados e por meio dos conteúdos de seus itens foram denominados provisoriamente de: percepção do ambiente pedagógico, percepção da afetividade, percepção do ambiente físico e percepção do ajustamento social. A precisão por meio do alfa de Cronbach de cada um dos fatores foi 0,87, 0,76, 0,73 e, 0,72 respectivamente. Os resultados obtidos indicaram que apesar de promissores, mais análises são necessárias bem como sua replicação.

Palabras clave : Satisfação escolar; Construção de instrumento; Avaliação psicológica; Universidade; Modelo de Rasch.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License