SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Estudo para a construção de uma escala de satisfação acadêmica para universitáriosEstabilidade temporal do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

GOUVEIA, Valdiney V. et al. Escala de investimento corporal (BIS): evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 57-66. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi adaptar uma medida de investimento corporal em uma amostra do sexo feminino. Especificamente, buscou-se conhecer evidências de validade fatorial e consistência interna da Body Investment Scale (BIS). Participaram da pesquisa 317 mulheres, estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas da cidade de João Pessoa, PB. Estas tinham idade média de 22,9 anos (DP = 6,87). Elas responderam a versão em português da BIS e perguntas de natureza demográfica. Através de uma análise de Componentes Principais (rotação varimax) foram identificados claramente três componentes que explicaram conjuntamente 36,3% da variância total, a saber: imagem corporal (a = 0,81; 6 itens), cuidado corporal (a = 0,70; 8 itens) e toque corporal (a = 0,66; 6 itens). Estes resultados indicam que esta medida reúne evidências de validade fatorial e consistência interna, podendo ser empregada adequadamente em pesquisas acerca do investimento corporal. Entretanto, reconhece-se a necessidade de novos estudos, que considerem amostras maiores e diversificadas de participantes que possam ser representativas da população geral.

Palabras clave : Corpo; Imagem corporal; Cuidado; Escala.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License