SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Escala de investimento corporal (BIS): evidências de sua validade fatorial e consistência internaAnálise fatorial do Inventário de Depressão Infantil (CDI) em amostra de jovens brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; VILLA, Miriam Bratfisch; FREITAS, Maura Glória de  e  DEL PRETTE, Almir. Estabilidade temporal do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC). Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 67-74. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivo testar a estabilidade temporal do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC), um instrumento de auto-relato com propriedades de validade e alguns indicadores de precisão estabelecidos em estudos anteriores. A amostra foi constituída de 54 respondentes, de ambos os sexos, a maioria (81,5%) de díades marido-mulher que responderam ao IHSC em dois momentos (teste e reteste). Os resultados indicaram correlações significativas e acima de 0,62 tanto para o escore geral como para os seis escores fatoriais do instrumento, verificando-se também que não houve diferença significativa entre os escores de teste e reteste, trazendo evidências adicionais sobre a confiabilidade e precisão do instrumento. Discute-se a utilidade desta escala na pesquisa e na prática psicológica com casais, bem como para outros estudos futuros.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Casamento; Precisão do teste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License