SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Estabilidade temporal do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC)Investigação psicodiagnóstica de adolescentes: Encaminhamentos, queixas e instrumentos utilizados em clínicas-escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WATHIER, Josiane Lieberknecht; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. Análise fatorial do Inventário de Depressão Infantil (CDI) em amostra de jovens brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 75-84. ISSN 1677-0471.

Este estudo explora a estrutura fatorial de uma adaptação para a língua portuguesa do Inventário de Depressão Infantil (CDI). A amostra foi composta por 951 crianças e adolescentes (56,8% meninas), entre sete e 17 anos. A partir de uma análise fatorial exploratória do CDI, composto por 27 itens, com o método dos Componentes Principais e rotação Varimax, encontrou-se uma solução conceitualmente aceitável de três fatores, que explicaram 31,89% da variância das respostas. Os participantes apresentaram uma média de 11,95 (DP=7,70) e a consistência interna do instrumento (alfa de Cronbach) foi de 0,85. Esses achados reforçam a validade da versão em língua portuguesa do Inventário de Depressão Infantil com 27 itens e sua utilidade como uma medida de sintomas depressivos. Tendo em vista as diferenças regionais observadas na comparação com estudos anteriores, este artigo também apresenta normas de uma amostra de estados do sul do Brasil.

Palavras-chave : Sintomas; Depressão infantil; Normas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License