SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Factor analyisis of children's depression inventory (CDI) in youth brazilian sampleReading of psychological tests manuals by psychology students and professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

REPPOLD, Caroline Tozzi  and  HUTZ, Claudio Simon. Investigação psicodiagnóstica de adolescentes: Encaminhamentos, queixas e instrumentos utilizados em clínicas-escolas. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 85-91. ISSN 1677-0471.

A presente pesquisa investigou a freqüência do uso de testes em avaliações de adolescentes. Investigou também as queixas relatadas pelos adolescentes, as principais fontes de encaminhamento, os motivos apontados por terceiros para avaliação do adolescente e a freqüência de encaminhamentos multidisciplinares realizados por psicólogos e estagiários. Os dados foram retirados de 211 prontuários de adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, atendidos em clínicas-escolas. Os principais resultados indicaram que 55,6% das avaliações utilizaram testes psicológicos, em geral gráficos ou projetivos. A prevalência de sintomas variou de acordo com a fonte de informação. Os motivos apontados com maior freqüência para o encaminhamento foram conflitos de interação social e os problemas de externalização. No entanto, as queixas mais freqüentemente relatadas pelos adolescentes foram indicadores de problemas de internalização, sobretudo no grupo feminino. Esses dados indicam a necessidade do planejamento de políticas de saúde e formação profissional condizentes com a realidade.

Keywords : Testes psicológicos; Avaliação psicológica; Adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License