SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Análise fatorial do Inventário de Depressão Infantil (CDI) em amostra de jovens brasileirosLeitura de manuais de testes psicológicos por estudantes e profissionais de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi  e  HUTZ, Claudio Simon. Investigação psicodiagnóstica de adolescentes: Encaminhamentos, queixas e instrumentos utilizados em clínicas-escolas. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 85-91. ISSN 1677-0471.

A presente pesquisa investigou a freqüência do uso de testes em avaliações de adolescentes. Investigou também as queixas relatadas pelos adolescentes, as principais fontes de encaminhamento, os motivos apontados por terceiros para avaliação do adolescente e a freqüência de encaminhamentos multidisciplinares realizados por psicólogos e estagiários. Os dados foram retirados de 211 prontuários de adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, atendidos em clínicas-escolas. Os principais resultados indicaram que 55,6% das avaliações utilizaram testes psicológicos, em geral gráficos ou projetivos. A prevalência de sintomas variou de acordo com a fonte de informação. Os motivos apontados com maior freqüência para o encaminhamento foram conflitos de interação social e os problemas de externalização. No entanto, as queixas mais freqüentemente relatadas pelos adolescentes foram indicadores de problemas de internalização, sobretudo no grupo feminino. Esses dados indicam a necessidade do planejamento de políticas de saúde e formação profissional condizentes com a realidade.

Palavras-chave : Testes psicológicos; Avaliação psicológica; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License