SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Investigação psicodiagnóstica de adolescentes: Encaminhamentos, queixas e instrumentos utilizados em clínicas-escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros  e  LOPES, Fernanda Luzia. Leitura de manuais de testes psicológicos por estudantes e profissionais de psicologia. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 93-105. ISSN 1677-0471.

A ampliação dos estudos psicométricos evidencia-se em ritmo acelerado, com rigores que promovem e destacam o uso seguro de testes psicológicos, dada a complexidade em se observar e mensurar fragmentos do comportamento humano. Nesse sentido, o presente estudo objetivou identificar as dificuldades e as diferenças de leitura associadas aos tópicos de avaliação psicológica e informações estatísticas contidas em manuais de testes psicológicos por profissionais e estudantes de Psicologia. Participaram desta pesquisa 30 psicólogos de diversas áreas de atuação e 30 estudantes concluintes do curso de Psicologia. O instrumento utilizado foi um questionário contendo 10 itens de identificação sócio-demográfica e 13 itens sobre leitura de conteúdos estatísticos e não estatísticos em manuais de testes psicológicos. Os resultados apontam para diferenças significativas de leitura de conteúdos estatísticos e não estatísticos em manuais de testes psicológicos, e de suas dificuldades, entre profissionais e estudantes. Esses resultados corroboram outros estudos da área.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Ensino superior; Psicometria; Estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License