SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALMEIDA, Leandro S.; LEMOS, Gina; GUISANDE, M. Adelina  e  PRIMI, Ricardo. Inteligência, escolarização e idade: normas por idade ou série escolar?. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 117-125. ISSN 1677-0471.

Ainda que haja controvérsias com a definição e a medida da inteligência (número e estrutura da organização), as investigações apontam que o desenvolvimento cognitivo está associado com a idade e a escolaridade, embora não se saiba exatamente qual a influência única de cada uma dessas variáveis. Da resposta a esta pergunta decorre uma implicação prática no tipo de normas que os testes de inteligência apresentam na infância e na adolescência. Neste estudo analisaram-se os dados de uma amostra representativa de alunos portugueses (7a e a 9ª série) na Bateria de Provas de Raciocínio sugerindo-se que a série escolar tem um maior impacto no desempenho, ao mesmo tempo que o impacto da idade não é linear Assim, parece mais adequado tomar a série escolar que a idade dos alunos na fase da adolescência na elaboração de normas de grupo em testes de inteligência.

Palavras-chave : Inteligência; Teoria Gf-Gc; Normas; Escolarização; Idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License