SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Inteligência, escolarização e idade: normas por idade ou série escolar?Construção e validação de uma escala de abertura à experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BORUCHOVITCH, Evely. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 127-134. ISSN 1677-0471.

O presente trabalho teve como objetivo o exame das propriedades psicométricas de uma escala de motivação para aprender destinada a alunos universitários. A escala foi construída com base na Teoria da Autodeterminação. Consta de 32 itens fechados, em forma de escala Likert, sendo 16 de conteúdo intrínseco e 16 de conteúdo extrínseco. Foi aplicada numa amostra de 225 estudantes de cursos superiores. A análise fatorial da escala revelou uma estrutura bifatorial: fator 1 motivação intrínseca e o fator 2 motivação extrínseca, tendo-se encontrado uma correlação moderada e significativa entre eles (r=0,47; p=0,00). Os índices de consistência interna, aferidos pelo Alpha de Cronbach, foram, respectivamente, 0,86 para a escala total, 0,84, fator 1 e 0,76, fator 2. A variância total explicada foi de 29,55%. Sugere-se a aplicação da escala, numa amostra maior e mais representativa, em nível nacional, de forma a se aprofundar conhecimentos para o seu melhor aproveitamento em avaliação motivacional.

Palavras-chave : Autodeterminação; Motivação intrínseca; Motivação extrínseca; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License