SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricasDesenvolvimento e validação de uma escala de afetos no trabalho (ESAFE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

VASCONCELLOS, Silvio José Lemos  y  HUTZ, Cláudio Simon. Construção e validação de uma escala de abertura à experiência. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 135-141. ISSN 1677-0471.

Abertura à experiência é um dos cinco principais domínios da personalidade de acordo com o modelo dos cinco grandes fatores. Este fator é caracterizado por traços tais como ser imaginativo, apresentar uma elevada sensibilidade para arte, beleza e uma curiosidade intelectual. O presente estudo objetivou a construção e validação de construto de uma escala para mensuração de abertura à experiência. A validade de construto da Escala Fatorial de Abertura a Experiência contou com uma amostra de 809 indivíduos. A análise fatorial propiciou uma redução da escala para 42 itens agrupados em três fatores: "Atitudes". "Hábitos e Valores" e "Fantasia". Os alphas de Cronbach obtidos para cada fator foram 0,88; 0,82 e 0,77. A consistência interna da escala geral foi de 0,78. Os resultados obtidos neste estudo corroboram achados anteriores.

Palabras clave : Personalidade; Abertura à experiência; Cinco grandes fatores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License