SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Construção e validação de uma escala de abertura à experiênciaAvaliação da consciência da morfologia derivacional: fidedignidade e validade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FERREIRA, Maria Cristina; SILVA, Ana Paula Correa e; FERNANDES, Helenita de Araujo  y  ALMEIDA, Stanley Pacheco de. Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos no trabalho (ESAFE). Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 143-150. ISSN 1677-0471.

O estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma escala para avaliação dos afetos dirigidos ao contexto do trabalho. A amostra foi composta por 293 trabalhadores de ambos os sexos, que responderam a uma versão inicial da escala de afetos, com 40 itens, bem como a uma escala de satisfação no trabalho e a uma escala de exaustão emocional. A análise fatorial exploratória resultou na elaboração de uma versão final da escala de afetos composta de 28 itens, distribuídos em duas dimensões - afetos positivos e afetos negativos, e índices de consistência interna de 0,93 e 0,90, respectivamente. As correlações da versão final da escala de afetos com a satisfação no trabalho e a exaustão emocional atestaram sua validade convergente e discriminante. Concluiu-se que as características psicométricas da escala de afetos no trabalho recomendam seu uso em pesquisas brasileiras destinadas a avaliar a freqüência dos afetos dirigidos ao contexto do trabalho.

Palabras clave : Afeto positivo; Afeto negativo; Bem-estar; Trabalho; Avaliação psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License