SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos no trabalho (ESAFE)EPP - Escala de padrões de posse: construção, validade e precisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MOTA, Márcia Elia da et al. Avaliação da consciência da morfologia derivacional: fidedignidade e validade. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 151-157. ISSN 1677-0471.

Estudos recentes mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras, na leitura, e na escrita. Porém, a qualidade das tarefas empregadas para avaliar a consciência morfológica raramente é avaliada. Esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade psicométrica de seis tarefas utilizadas para medir a consciência morfológica de crianças no português do Brasil. Adotou-se o método das metades e da consistência interna (alfa de Cronbach). Este coeficiente indica a consistência interna do teste, ou seja, quanto menos variabilidade um mesmo item produz, menos erros ele provoca, indicando assim a precisão do teste. A amostra do estudo constituiu de setenta e uma crianças, sendo 29 crianças alunas do 3º período (classe de alfabetização), 19 crianças alunas da 1ª série e 23 da 2ª série do ensino fundamental. Os resultados mostram que três das tarefas apresentam bons critérios de fidedignidade. Essas tarefas também apresentaram correlações positivas e significativas entre si, sugerindo que apresentam boa validade.

Palavras-chave : Consciência morfológica; Avaliação metalingüística; Desenvolvimento metalingüístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License