SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Avaliação da consciência da morfologia derivacional: fidedignidade e validadePrecisão do Teste Goodenough-Harris em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ELYSEU JUNIOR, Sebastião  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. EPP - Escala de padrões de posse: construção, validade e precisão. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 159-170. ISSN 1677-0471.

O estudo apresenta a avaliação inicial das propriedades psicométricas da Escala de Padrões de Posse - EPP, um instrumento de auto-relato, desenvolvido para medir posse. A posse é concebida como padrões de comportamento de conquista e/ou de manutenção de figuras de posse: pessoas, animais, coisas, lugares e bens em geral. Sua função é a de regular a provisão de bens para usufruto do indivíduo e/ou da sua prole e a preservação da espécie. Participantes foram 296 universitários (140 homens e 156 mulheres). Foram desenvolvidos itens para avaliar quatro padrões de posse - segura, ansiosa, ciumenta e reativa -, e dois de "não-posse" - desprendimento da posse e invejoso. Os resultados indicaram estabilidade temporal aceitável para alguns padrões e consistência interna satisfatória. O estudo da estrutura fatorial sugeriu que a posse é mais bem representada pelas dimensões: Segurança da Posse de Pessoas e Segurança da Posse de Coisas.

Palavras-chave : Escala; Teoria da posse; Posse psicológica; Experiência emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License