SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Goodenough-Harris reliability in childrenThe drawing as instrument of measure of psychological processes in hospitalized children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de; PIANOWSKI, Giselle  and  GONCALVES, Clênia Maria Toledo de Santana. Estudo normativo com o Pfister: uma amostra da região nordeste brasileira. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 181-188. ISSN 1677-0471.

O objetivo desse estudo foi verificar a ocorrência de diferenças significativas entre o desempenho de uma amostra normativa do sudeste e de uma amostra do nordeste, no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Os estudos até então realizados foram restritos a região sudeste, o que pode restringir sua utilização a apenas essa região do país, ao supor-se que alguns indicadores estejam sob influências culturais, justificando o uso de tabelas normativas regionais. A amostra foi composta por 83 indivíduos não-pacientes de estados nordestinos, com escolaridade mínima de ensino médio, faixa etária entre 18 e 50 anos, ambos os sexos. Foram feitas análises estatísticas descritivas, para a Freqüência de cores e para os Aspectos formais, e análises comparativas entre grupos. Os resultados alcançados demonstram diferenças significativas entre as duas amostras em somente duas variáveis específicas, havendo no geral grande semelhança nos dados, não se justificando a elaboração de novas tabelas nesse momento.

Keywords : Avaliação Psicológica; Pirâmides Coloridas de Pfister; Normatização; Técnicas Projetivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License