SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Normative studies about the color pyramid test in a brazilian north-eastern sampleSatisfaction with body image in adults of different body weights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MENEZES, Marina; MORE, Carmen L. O. Ocampo  and  CRUZ, Roberto Moraes. O desenho como instrumento de medida de processos psicológicos em crianças hospitalizadas. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 189-198. ISSN 1677-0471.

Os estudos sobre o desenho infantil geralmente estão associados à investigação da inteligência, motricidade ou à sua utilização como instrumento projetivo da personalidade. O presente artigo pretende investigar os diferentes usos do desenho infantil no contexto da hospitalização, saúde e doença em trabalhos brasileiros e da América Latina. Os critérios adotados para interpretar o desenho, de modo geral pautam-se no traçado, cores, localização, elementos constitutivos e faixa etária das crianças submetidas à avaliação psicológica. No contexto hospitalar, o desenho infantil está associado à avaliação de ansiedade em intervenções pré-cirúrgicas e à investigação de conceitos de saúde e doença para crianças com doenças crônicas e agudas. Fora do ambiente hospitalar, o desenho infantil tem sido utilizado como instrumento de coleta de dados em pesquisas sobre dificuldades emocionais ou na compreensão de conceitos de saúde, doença e morte de crianças doentes crônicas e saudáveis.

Keywords : Desenho infantil; Hospitalização; Processos psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License