SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O desenho como instrumento de medida de processos psicológicos em crianças hospitalizadasPercepção dos pais em relação a mudanças após o processo psicodiagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SAUR, Adriana Martins  e  PASIAN, Sonia Regina. Satisfação com a imagem corporal em adultos de diferentes pesos corporais. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 199-209. ISSN 1677-0471.

No intuito de estudar a imagem corporal de adultos no contexto sócio-cultural contemporâneo, fortemente influenciada por ideais de magreza, este trabalho investigou o nível de satisfação corporal e possível influência do sexo e idade em indivíduos com diferentes pesos, utilizando-se a Escala de Satisfação com a Imagem Corporal (ESIC). Avaliou-se 120 voluntários, de 18 a 55 anos, de ambos os sexos, subdivididos em função de seus índices de massa corporal (abaixo do peso, peso normal, sobrepeso, acima do peso). Os resultados indicaram que a satisfação com a imagem corporal não se mostrou associada ao sexo e à idade, porém foi influenciada pelo tamanho corporal real. Os indivíduos de peso normal e abaixo do peso apresentaram níveis de satisfação corporais maiores que os grupos de sobrepeso e acima do peso, indicando que a ESIC se mostrou instrumento de avaliação psicológica capaz de sinalizar níveis diferenciados de satisfação com o próprio corpo.

Palavras-chave : Imagem corporal; Avaliação psicológica; Escala de Satisfação com a Imagem Corporal; Adulto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License