SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Satisfação com a imagem corporal em adultos de diferentes pesos corporaisAs práticas em avaliação psicológica envolvendo disputa de guarda no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LAZZARI, Janete Márcia Waszczuk  e  SCHMIDT, Eluisa Bordin. Percepção dos pais em relação a mudanças após o processo psicodiagnóstico. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 211-221. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção dos pais na mudança de comportamento dos filhos após o processo psicodiagnóstico. A pesquisa foi realizada através de um estudo qualitativo, com treze entrevistas semi-estruturadas, com mães de crianças e adolescentes que realizaram o psicodiagnóstico com acadêmicos de Psicologia da Universidade Regional Integrada Campus de Erechim - RS, no Centro de Psicologia Aplicada. Após a coleta de dados, os mesmos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo, sendo que os resultados indicaram mudanças no comportamento e sintomas inicialmente apresentados. Os examinandos manifestaram, no rendimento escolar, maior senso de responsabilidade e organização com as atividades escolares, no vínculo afetivo entre pais e filhos, houve melhor expressão da afetividade e também apresentaram uma diminuição da ansiedade e da agressividade. Pôde-se depreender que o psicodiagnóstico constitui-se como uma etapa de avaliação e diagnóstico podendo ser entendido como período de intervenção que gera mudanças.

Palavras-chave : Psicodiagnóstico interventivo; Avaliação psicológica; Mudança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License