SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Practices in child custody evaluations in BrazilEpidemic research on mental disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; VARGAS, Juliana Furlan  and  BAPTISTA, Adriana Said Daher. Depressão e qualidade de vida em uma amostra brasileira de obesos mórbidos. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 235-247. ISSN 1677-0471.

Estudos sobre obesidade mórbida, variáveis associadas e comorbidades têm sido de grande relevância, devido ao aumento da prevalência na população mundial, geralmente relacionadas à alterações na saúde física, mental e qualidade de vida. Esta pesquisa objetivou verificar a correlação entre depressão, Índice de Massa Corpórea -IMC- e qualidade de vida em uma amostra brasileira de um serviço de cirurgia de obesidade do interior do estado de São Paulo (43 pré-cirúrgico e 39 no pós-cirúrgico), além de levantar dados sócio-econômicos e de risco de obesos mórbidos. Foram utilizados o Questionário de Identificação, Inventário Beck de depressão -BDI e Questionário de Qualidade de Vida - WHOQOL-BREF. Os inventários foram aplicados individualmente no saguão do ambulatório. Os resultados dos 82 participantes apontaram para a correlação negativa entre IMC e qualidade de vida, correlação limítrofe entre IMC e sintomas depressivos e a não existência de correlação entre depressão e qualidade de vida.

Keywords : Obesidade mórbida; Sintomas depressivos; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License